Loja

Loja
Conheça nossos modelos

Conheça os principais tipos de tecidos indicados para Uniformes Profissionais


A indústria têxtil possui uma infinidade de tecidos e composições principalmente no setor da moda, no entanto, tratando-se de roupas profissionais, nossa intenção nesse post será apresentar de forma objetiva e útil as opções indicadas para as atividades de trabalho mais comuns do nosso cotidiano. Aqui não temos a pretensão de esgotar as possibilidades nem se aprofundar em setores técnicos com regulamentações normativas, mas sim, ajudar nas escolhas com foco em durabilidade, conforto e no melhor custo benefício possível para o usuário, ou comprador.  

Quem nunca comprou uma peça de roupa que na primeira lavagem encolheu a ponto de não caber mais? Ou aquela calça que ao lavar soltou tanta tinta que daria para pintar o muro da sua casa? Ou mesmo aquela camisa que ao passar grudou no ferro elétrico e fez um buraco enorme no meio das costas? Agora imagine isso ocorrendo com seus uniformes novos ou da sua equipe? Um pesadelo! Porém, aqui seus problemas terminaram. A partir de agora vamos saber o que escolher e como conferir o que estamos adquirindo com segurança e transparência.

Vestuários de uso profissional em sua quase totalidade estão divididos basicamente em 3 tipos de matérias primas ou composições conforme abaixo:

1)           As composições de fibras 100% naturais, onde a principal delas é o algodão.

2)           As composições em fibras 100% sintéticas, onde a variedade de nomes é bem extensa, e suas características serão abordadas a seguir abaixo.

3)           As composições em fibras mistas, onde há um percentual de fibra natural e uma fração de fibra sintética juntas na trama do tecido ou malha.

Estas informações de composição estão informadas na etiqueta interna de qualquer peça de uniforme ou roupa de uso pessoal, ou podem ser informadas previamente na ordem de compra dos uniformes pelo fornecedor. Ou seja, preste menos atenção nos nomes comerciais dos tecidos e observe com mais atenção a composição deles segundo as categorias acima, assim não haverá dúvidas na avaliação.  

Abaixo abordaremos os prós e os contras de cada uma dessas 3 categorias principais, com exemplos práticos para o dia a dia. Observe, porém, que de acordo com a finalidade do uso do uniforme, o que poder ser bom para uma atividade ou setor, poderá ser prejudicial para outra. Caberá uma análise caso a caso. Observe a seguir.  

Características relevantes de cada tipo de composição têxtil: 

1)             Tecidos de Fibras naturais: As fibras naturais são retiradas da própria natureza e classificadas como vegetal, animal ou mineral, de acordo com a origem. Assim, é possível obter itens de coco, lã, seda e algodão, entre outros materiais. Esse tecido é prático, bastante durável e resistente. Além disso, é confortável e apresenta um toque gostoso com flexibilidade. Dois pontos negativos em relação às fibras naturais são: amarrotam facilmente e podem perder a coloração com desgastes de uso, lavagens etc.

·                     Altamente confortável, leve, suave e macio ao toque;

·                     Descomplicado na hora de passar, sem danificar a peça;

·                     Fácil de adquirir outras cores por meio de tingimento.

 

2)  Tecidos em fibras sintéticas: São aqueles tecidos cujas fibras são produzidas a partir de produtos químicos como o poliéster. São mais duráveis e fáceis de cuidar, podendo ser lavados com mais liberdade. O material produzido é resistente, quase não desbota, seca rapidamente, amassa bem pouco e tem toque agradável. Por outro lado, pode impedir a absorção da transpiração se utilizada em temperaturas elevadas. Deve-se ter cuidado também ao passar esse tecido — para não danificá-lo com o calor do ferro elétrico, o ideal é utilizar temperaturas baixas, pois praticamente não amarrotam.

 

3)  Tecidos de fibras mistas: são compostas de ambas as fibras naturais e sintéticas juntas em percentuais variados. Muito aceitas na área profissional, pois apresentam os benefícios descritos das duas composições anteriores e minimiza os pontos negativos. Ótima opção intermediária.   

Resumindo as indicações de cada tipo de composição:

Os tecidos e malhas que tiverem sua composição 100% algodão, oferecem alto conforto e maciez, no entanto, para o uso profissional não são tão indicados, pois, amarrotam demais o que gera muito trabalho no uso diário; demoram a secar, o que acarreta a necessidade de muitas peças de reposição para cada usuário. Por fim, desbotam com mais facilidade devido ao ciclo intenso de lavagens em uniformes. Além disso, nem sempre os usuários irão seguir todas as recomendações de lavagens exigidas. Ou seja, no caso de roupas profissionais recomendamos o uso de composição 100% natural apenas em casos excepcionais.

No caso da Composição 100% de fibras sintéticas, os benefícios foram expostos acima com alta durabilidade, roupas leves e confortáveis, porém para os usuários de exercem seus trabalhos externos expostos ao sol ou em ambientes de temperaturas muito elevadas, esses tecidos retêm o suor e transpiração, o que irá gerar desconforto ao usuário nas estações mais quentes. Muitas empresas que optam por essa composição mais durável fazem a distribuição de camisas de malha para o período de verão e depois retornam ao uniforme padrão no restante do ano.

Nas composições de fibras mistas, chegamos a um meio termo muito apropriado, pois tentam solucionar os extremos acima e oferecem as características melhores de ambas às opções anteriores. Na prática observamos que tecidos mistos amarrotam pouco, secam rápido, não desbotam com facilidade e sua fração de algodão deixa que o tecido transpire com facilidade sem acúmulo ou retenção. São tecidos com um custo um pouco mais elevado, mas que em médio prazo geram economias inegáveis em qualidade e conforto.

Assim, esperamos ter contribuído para assegurar um projeto de identidade visual para si ou de sua equipe com uniformes confortáveis, duráveis, práticos em manutenção diária e com custos justos conforme a finalidade do uso.

Para maiores dúvidas ou informações acesse nosso site www.jalecos.com.br ou pelo email: suporte@jalecos.com.br . Até o Próximo post!  


Postar um comentário

0 Comentários